Portal do Servidor

Notcias

Publicado em: 17/04/15
Comunicado da DTI sobre conexo na internet com \"erro de certificado\"


   A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), vem prestar esclarecimento aos usuários do SINGU quanto a mensagem “erro de certificado”, identificando a conexão como não segura.

   O motivo está no protocolo de segurança utilizado para acessar o endereço do SINGU, chamado  “https” destacado na imagem. Este tipo de acesso exige que os servidores tenham um certificado digital reconhecido pela ICP-Brasil, entidade responsável pela emissão. Apesar de garantirmos a segurança com este protocolo, o não reconhecimento pela entidade considera a conexão não segura, mas não significa que os usuários estejam inseguros.

   Este ano, a DTI tem trabalhado em colaboração com o POP-RO para que a instituição homologue a Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa, chamada ICPEdu, o serviço será disponibilizado pela RNP(Rede nacional de Pesquisa).

   O serviço ICPEdu permite que as instituições clientes emitam gratuitamente seus próprios certificados digitais, que funcionam como assinaturas eletrônicas para pessoas e serviços. Assim, passam a ter mais credibilidade em seus processos administrativos, a economizar tempo e recursos financeiros, além de garantir a identidade do portador de documentos eletrônicos e específicos utilizados nesses processos.

   A situação atual não prejudica ou oferece qualquer vunerabilidade aos usuários, já que esta unidade reconhece o protocolo adotado, e em breve, estaremos “homologando” estes certificados através do ICPEdu, e consequentemente na cadeia hierárquica do ICP-Brasil.





Porto Velho, 08 de Abril de 2015



Márcio Bruno C. Marques



Diretor de Tecnologia da Informação - (DTI)



Portaria nº 1.222/2014/GR/UNIR



Fonte: Portal do Servidor

Arquivos
Clique no link para fazer o download
    Clique para fazer o download do arquivo Comunicado

Voltar